(Freepik/Divulgação)
Várias vacinas foram perdidas após criminosos furtarem a fiação elétrica de um Posto de Saúde da Família (PSF) em Poços de Caldas, no Sul de Minas.
Segundo a Polícia Militar, o fato foi registrado na manhã desta segunda-feira (12) no bairro Vila Cruz. Os profissionais de saúde chegaram para trabalhar e encontraram local sem energia e os cabos do padrão cortados.
Conforme um comunicado da Secretaria de Saúde da cidade, por causa do furto, a vacinação contra a influenza e o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) precisou ser suspenso. Doses de vacinas de rotina foram perdidas, devido à falta de resfriamento e mais de 300 doses contra várias doenças como febre amarela, hepatite, sarampo, caxumba, entre outras, passarão por análise para saber se deverão ser descartadas.
“Devido à falta de energia elétrica e consequente interrupção no resfriamento das vacinas, algumas doses de rotina foram retiradas do acondicionamento e levadas para análise na Superintendência Regional de Saúde. Esta análise laboratorial é um procedimento padrão nos casos de falta de refrigeração. Com a análise será constatado se as doses devem ou não, ser descartadas”, afirmou a assessoria de imprensa.
Ainda de acordo com o comunicado, nenhuma dose de vacina contra influenza foi perdida. No local não existe vacinação contra a Covid-19.