Maria da Fé no Sul de Minas, é uma das cidades que podem ser atingidas pela geada nesta quinta; cidade tem um histórico com o fenômeno (Secretaria de Cultura e Turismo de Maria da Fé/Divulgação)
Há risco de geada na madrugada deste sábado (24) no Sul de Minas e na Serra da Mantiqueira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta amarelo, que qualifica o grau de severidade como “perigo potencial”. A previsão é que o fenômeno aconteça das 3h às 7h, com temperatura mínima de até 3°C.
Em Minas, 66 municípios têm chances de serem atingidos. As geadas representam uma grande preocupação aos agricultores, pois podem afetar as plantações.
Alfenas, no Sul do Estado, teve as lavouras cafeeiras atingidas pela geada da última terça-feira (20). Por isso, foi realizada uma reunião emergencial com autoridades da agricultura nesta sexta (23). .
Ana Valentini, secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), relatou que alguns cafeicultores perderam 100% das lavouras, e que “o Estado vai fazer um laudo bem detalhado e fidedigno do que o produtor está enfrentando, o que cada um perdeu e irá precisar [...] teremos um banco de dados que dará subsídios para encontrarmos políticas para ajudar os produtores a enfrentar esse momento tão difícil”.
Minas é o maior produtor de café do Brasil. Em 2020, representou 54% de toda a produção nacional, e tem grande destaque na exportação. A destruição das lavouras representa um sério impacto para os agrônomos, e pode levar ao aumento do preço do produto em 2022. Os prejuízos, entretanto, ainda não podem ser mensurados.
Confira abaixo quais cidades devem ser atingidas pela geada do próximo sábado (24):
Leia mais: