Vantagem do presidente contra oponentes reduziu em relação a outubro, aponta levantamento

(Ricardo Stuckert/PR)
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente em todos os cenários estipulados das eleições presidenciais de 2026. Contudo, o levantamento indica que a vantagem do petista contra os adversários caiu em relação a outubro.
Em cenários de segundo turno, Lula aparece à frente, com diferenças que variam de três a 17 pontos percentuais. Na projeção mais apertada, o presidente tem 42% contra 39% de Jair Bolsonaro (PL), configurando empate técnico. Em outubro, a diferença era de 10 pontos.
A redução da vantagem também aparece em disputas contra outros nomes. Lula teria 5 pontos de vantagem sobre Ciro Gomes (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Júnior (PSD). Em outubro, as distâncias eram maiores: 9 pontos contra Ciro, 12 contra Tarcísio e 13 contra Ratinho.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de novembro. Foram 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais.
Já em projeções de 1° turno, Lula aparece com pontuações entre 31% e 39% em diferentes projeções de 1° turno. A menor classificação do petista é em um cenário sem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como representante da direita na disputa.
Já a maior porcentagem de Lula se repete em três contextos testados: dois deles com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na disputa e outro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato.
Cenário com Bolsonaro:
Cenário com Michelle e sem Tarcísio:
Cenário com Tarcísio:
Cenário com Eduardo:
Cenário com Tarcísio e sem Ciro: