(Veronica Manevy/Imprensa MG)
O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), encontrou nesta sexta-feira (20) com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, como presidente do Instituto Terra, fotógrafo Sebastião Salgado, com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz, com representantes dos Ministérios Públicos de Minas e do Espírito Santo e com a Advocacia Geral do Estado (AGE-MG).
No encontro foi discutido as ações para recuperação do rio Doce, que foi atingido pela enxurrada de lama que desceu do rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco. A tragédia aconteceu em Mariana, na região Central de Minas. Contudo, o 'tsunami' com rejeitos já chegou no estado vizinho.
Para Pimentel, é importante “o permanente diálogo entre os governos para os trabalhos de indenização e recuperação dos danos ambientais, sociais e humanos causados pelo rompimento da barragem.”
Foram debatidas, durante o encontro, as ações jurídicas e administrativas que podem ser tomadas pelos estados e a criação de um fundo financeiro.
Na terça-feira (17), Pimentel e Hartung se reuniram em Brasília com a presidente Dilma Rousseff e ministros também para discutir um plano de recuperação do rio Doce, que será feito de forma conjunta.
Projeto
O fotógrafo Sebastião Salgado também apresentou aos governadores o mesmo projeto que entregou a presidente. “Demos a ideia, participamos da discussão. Temos certeza que o fundo será criado. Ele terá de ser proporcional à catástrofe e as empresas vão participar da reconstrução do Vale do Rio Doce. Saio daqui hoje esperançoso, acho que avançou muito, é viável técnica e financeiramente”, avaliou.
*Com informações da Agência Minas