Patrimônio Ambiental

Governo de Minas vai leiloar dois parques estaduais em dezembro

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
19/10/2022 às 13:52.
Atualizado em 19/10/2022 às 13:56

Está marcado para 21 de dezembro o leilão de concessão dos parques estaduais do Itacolomi e do Ibitipoca na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Segundo o Governo de Minas, a privatização dessas unidades  deve gerar economia de R$ 2 milhões ao ano ao Estado, além da geração de cerca de 1,6 mil empregos diretos e indiretos.

A concessão de 30 anos será na modalidade concorrência, com entrega de envelopes marcada para 15 de dezembro na sede da B3. O edital foi publicado nessa terça-feira (18).

A empresa que vencer o leilão será responsável pela requalificação, modernização e operação dos parques e na aplicação dos recursos para a implantação, manutenção e reforma de infraestruturas, como, por exemplo, centro de visitantes, quiosques, mirantes e restaurantes, informou o governo estadual.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) será responsável pela gestão administrativa das unidades, mantendo a responsabilidade pelas ações de conservação e educação ambiental, fomento a pesquisas, prevenção e combate aos incêndios, além da gestão do contrato de concessão, o monitoramento e a fiscalização do desempenho do parceiro privado.

Programa Parc
Os parques do Itacolomi e Ibitipoca serão entregues à iniciativa privada como parte do Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), criado em 2019 e que prevê a implementação de um novo modelo de gestão, operação e manutenção em 20 unidades de conservação em Minas.

Como parte do Parc, em agosto de 2021 foi realizada a concessão da Rota Lund, que contempla três unidades de conservação: o parque estadual do Sumidouro e os monumentos naturais estaduais Gruta Rei do Mato e Peter Lund.

(*) Com Agência Minas.

Leia Mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por