Um edital para ajudar 30 comunidades quilombolas a produzirem podcasts (programas de áudio) foi publicado pelas representações diplomáticas dos Estados Unidos no Brasil. Os interessados devem enviar propostas até 17 de setembro para o e-mail brazilgrants@state.gov.
Quilombolas são grupos com identidade cultural própria que se formaram desde os tempos da escravidão no Brasil e que preservam costumes e cultura de seus antepassados.
O objetivo do projeto "Vidas Brasileiras", do governo americano, é habilitar essas comunidades de diferentes partes do país e criar, produzir, monetizar e disseminar podcasts.
Com o curso, os quilombolas serão capazes de ampliar suas vozes em plataformas de comunicação. Os podcasts deverão ser produzidos pelo próprio povo sobre cultura, identidade e costumes das comunidades.
O edital prevê teoria, prática e troca de experiências para incluir a cultura do podcast do Brasil e dos EUA, com participação de produtores e podcasters de referência e prevê, ainda, um evento presencial de três dias.
Os programas criados pelas comunidades serão incorporados a um banco de dados nacional disponibilizado aos veículos de comunicação e usuários individuais em todo o país.
O edital completo, com detalhamento e pré-requisitos, pode ser encontrado no site do governo americano.
Leia Mais