(uis Moura/Estadão Conteúdo)
Quatro cidades mineiras estão entre as 13 afetadas por desastres naturais e que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional nesta terça-feira (14).
Três municípios mineiros sofreram com a estiagem. São eles: Japonvar, São João da Ponte e Ubaí, ambos no Norte do Estado. Já a cidade de Carlos Chagas, no Vale do Mucuri, foi afetada pela chuva.
Com a medida, as prefeituras desses locais passam a ter acesso às ações de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI) para socorro e assistência à população, restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas.
Agora, para acessar o apoio emergencial, os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR) disponível no endereço eletrônico do Ministério da Integração Nacional. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.
As outras nove cidade beneficiadas estão nos estado da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.