Grande BH deve adotar cartão único no transporte

Danilo Emerich - Hoje dem Dia
22/03/2014 às 08:14.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:47
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

A integração entre o transporte público de Belo Horizonte e o da região metropolitana pode, em breve, ser reforçada. A informação é do presidente da BHTrans, Ramon Victor Cézar, durante o 1º Fórum Nacional de Mobilidade Urbana, realizado nesta sexta-feira (20) no Centro Cultural Minas Tênis Clube.   O trabalho envolve a BHTrans e o Departamento de Estradas de Rodagens (DER). No entanto, ainda não há previsão de conclusão dos estudos. O objetivo é criar um cartão único, a ser usado nos coletivos municipais e metropolitanos. Os descontos de bilhetes em viagens adicionais entre os sistemas também serão possíveis, como já acontece nos ônibus da capital.   “Estamos trabalhando na tecnologia física, de como fazer o cartão e o chip. Quando a integração acontecer, as estações do BRT (hoje separadas) passam a ser mistas”, afirmou.   O 1º Fórum Nacional de Mobilidade Urbana trouxe as novas propostas e experiências de deslocamento de pessoas em outras cidades.   Um dos debates foi em torno da implantação do BRT em Bogotá, na Colômbia, abordado pelo sócio da GSDPlus, Oscar Díaz. Ele disse que um dos problemas no país vizinho foi a politização do sistema, que hoje encontra problemas de operação e lotação.   Já a diretora do Instituto de Transporte e Polícia de Desenvolvimento, Clarisse Linke, abordou o BRT carioca. “Tivemos problemas de frota e frequência. Essas questões ajudam a evitar transtornos em BH, além de trazer o setor privado para a discussão”, disse.   Novas atitudes Entre as novas propostas para a mobilidade urbana nas cidades foi levada pelo presidente da Vitacon, Alexandre Frankel. Ele disse que é possível deixar o carro na garagem, adotando novas atitudes. “O BRT é limitado, assim como o VLT, metrô. Então é preciso mudar o comportamento das pessoas, como o uso de bicicletas e andar a pé. Cada um precisa fazer sua parte. O luxo não é mais ter carro. Não precisar ter o veículo. Entre as soluções estão moradias mais compactadas, bicicletas e carros compartilhados”, avaliou.   Para o prefeito Marcio Lacerda, a mobilidade urbana passa diretamente pelo planejamento da cidade. “A sua solução depende de vários tipos de intervenções. Isso será uma das discussões da conferência municipal de políticas urbanas, que aborda o plano diretor”, disse.    Projeto do metrô sai até o fim de maio Os projetos executivos da expansão do metrô de Belo Horizonte devem ser concluídos até o fim de maio, segundo o prefeito Marcio Lacerda. As licitações para iniciar as obras de modernização da linha atual e construção dos dois novos ramais estão previstas para serem lançadas em junho.    A conclusão das intervenções e início da operação dos novos trajetos, segundo o prefeito, são esperados para dentro de cinco anos.

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