(Hoje em Dia)
Famílias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) que moram em áreas com risco de deslizamentos e inundações devem sair de casa. O alerta é da Defesa Civil Nacional por conta da previsão de chuvas fortes entre terça (20) e quarta-feira (21). Só na capital, a previsão é de precipitações de até 200 milímetros (mm) até quinta (22).
Um vídeo com o alerta foi gravado nesta segunda (19) pelo coronel Alexandre Lucas Alves, secretário Nacional da Defesa Civil. “É preciso que as pessoas adotem medidas de autoproteção e proteção comunitária. Aqueles que puderem, não durmam em suas casas e procurem casas de parentes. Não queremos nenhuma morte em Minas por causa das chuvas”.
Confira:
Em BH, pelo menos 1,7 mil famílias moram em áreas de risco geológico em vilas e favelas. São cerca de 1.200 edificações. No último dia 7, uma tempestade deixou a metrópole debaixo d'água, com carros e até uma criança - que foi resgatada - sendo arrastados pelas correntezas que se formaram em importantes vias, como a Cristiano Machado.
Além da avenida, outras vias ficam intransitáveis por conta do risco de transbordamentos de córregos na cidade. São pelo menos 60 áreas com risco de alagamento. Os locais, espalhados pelas nove regionais, devem ser evitados.
A região com mais ruas e avenidas com perigo é Venda Nova, com 10. No Barreiro, os moradores devem fugir de nove trechos. Para ver a lista completa com os endereços, clique aqui.
Diante da previsão de tempestades, a prefeitura da capital divulgou um plano de atuação preventiva e emergencial, com equipes da Defesa Civil e de outros órgãos e secretarias. Na cidade, 3,2 mil câmeras são usadas no Centro Integrado de Operação de Belo Horizonte (COP-BH), na região Oeste.
Confira recomendações da Defesa Civil durante as chuvas:
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.