trens parados

Greve do metrô chega ao 3º dia; assembleia na tarde desta quarta vai definir rumos do movimento

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
23/03/2022 às 08:53.
Atualizado em 23/03/2022 às 08:59
Metrô de Belo Horizonte está paralisado desde o último dia 15. (Lucas Prates/Hoje em Dia)

Metrô de Belo Horizonte está paralisado desde o último dia 15. (Lucas Prates/Hoje em Dia)

A greve do metrô de Belo Horizonte completa três dias nesta quarta-feira (23). Durante as primeiras horas do dia, assim como já previsto, todas as estações da capital mineira amanheceram de portões fechados e trens parados, já que o serviço, desde segunda (21), tem iniciado apenas às 10h. 

Mesmo diante a uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) à Companhia Brasileira de Trens (CBTU), que obrigada o funcionamento durante todo o dia, os trens estão em circulação apenas até às 17h. Ou seja, fora dos horários de pico. 

A paralisação, no entanto, pode ganhar novos rumos a partir da tarde de hoje. Isso porque uma assembleia para discutir os resultados e desafios da greve está marcada para às 17h30, segundo informou o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG). O movimento será realizado na Estação Central. 

O que pede a categoria

A greve, segundo os metroviários, deve seguir por tempo indeterminado, até que o governo federal esteja disposto a apresentar uma alternativa aos empregados em caso de privatização da CBTU. Os profissionais ainda se queixam da falta de respostas da companhia nas atuais negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Em BH, de acordo com a CBTU, mais de 100 mil pessoas utilizam o transporte em dias úteis. Parte delas, em períodos de maior movimento. Diante disso, a companhia conseguiu uma ordem Judicial que determina a escala mínima de 5h30 às 10h e das 16h30 às 20h.

O sindicato, no entanto, descumpre a medida. A decisão judicial prevê multa diária de R$ 30 mil. Ao menos 70 mil usuários estão sendo diretamente afetados pela greve.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por