alívio para os usuários

Greve do metrô de BH está suspensa ao menos até a próxima terça

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
05/04/2023 às 20:03.
Atualizado em 05/04/2023 às 20:14

Após dois dias de paralisações nesta semana, trabalhadores do metrô de Belo Horizonte decidiram manter a greve suspensa, pelo menos, até a próxima terça-feira (11).

Nesse mesmo dia, representantes do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) devem se reunir com a Metrô BH, empresa que agora administra as operações do serviço na capital.

Segundo a presidente do Sindimetro-MG, Alda Lúcia dos Santos, a reunião deve discutir as negociações trabalhistas da categoria, após a concessão do metrô à iniciativa privada. São 1,6 mil trabalhadores envolvidos nas tratativas.

Apesar dos seis dias de alívio para os usuários desse transporte público, a presidente do sindicato afirmou que, se necessário, a categoria vai parar novamente na próxima semana. Segundo ela, o Sindimetro-MG vai se mobilizar para alcançar maior adesão dos metroviários a uma possível paralisação.

Em nota divulgada à imprensa, Alda Lúcia dos Santos observou que a população de BH tem sofrido com os embates entre empresas e trabalhadores do transporte público, além da possibilidade de aumento da passagem de ônibus para R$ 6,90.

“Nós lamentamos esse absurdo do aumento da passagem para quase R$ 7. Sabemos o quanto isso é difícil, e me preocupa que o empresário veja o transporte público como lucro. Não é lucro, é um direito da população", afirmou a nota do Sindimetro-MG.

Na próxima terça (11), um nova assembleia dos metroviários está marcada para as 17h, após a reunião com a Metrô BH.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por