(Lucas Prates / Hoje em Dia)
Um grupo de 25 indígenas venezuelanos, entre adultos e crianças, da etnia Warao, chegaram à Rodoviária de Belo Horizonte na dessa segunda-feira (12). Os imigrantes que saíram de Juiz de Fora, na Zona da Mata, passaram a madrugada ao lado de fora do terminal.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora, os venezuelanos estavam na cidade desde a última sexta-feira (9). Eles foram alocados em uma capela do município. Na tarde desta segunda, foi realizada uma roda de conversa com os imigrantes e o grupo teria decidido seguir viagem para Belo Horizonte.
Segundo a administração pública, um ônibus foi fretado para a viagem e as passagens custeadas por um projeto da prefeitura do município. No entanto, quando chegaram à capital mineira, os imigrantes não foram levados para abrigos.
Questionada, a Prefeitura de Belo Horizonte disse que recebeu a notificação informal apenas na noite dessa segunda-feira (12), e está "tratando da questão como prioridade".
"É importante lembrar que o município já recebeu outros grupos ao longo dos últimos anos e está preparado para dar tratamento à questão", ressaltou a PBH, em nota.
Por volta das 9h, a reportagem do Hoje em Dia flagrou o momento em que os pertences dos venezuelanos eram recolhidos. Uma fonte informou que o grupo seria levado para um abrigo na Vila Pinho, no Barreiro.
A reportagem também procurou a assessoria de imprensa do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip) sobre o caso e aguarda retorno.
Leia mais:
Sobe para sete o número de mortes causadas pelas chuvas em Minas
Quadrilha especializada em tráfico de drogas internacional é alvo de operação da PF em Uberaba
Defesa Civil alerta para trovoadas e temporal de até 70mm em BH