Guardas municipais fazem protesto e paralisam o tráfego na capital

Hoje em Dia
25/04/2013 às 18:59.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:10

Somente no início da noite desta quinta-feira (25) o trânsito na região central de Belo Horizonte começou a melhorar. O caos no tráfego foi provocado por uma manifestação dos guardas municipais, que se concentraram próximo à sede da entidade, na avenida dos Andradas, atrás do Parque Municipal pela manhã.

Pouco mais de mil guardas municipais decidiram, em assembleia, entrar em greve. Duas das três pistas da via no sentido Praça da Estação chegaram a fica interditadas, provocando travamento do trânsito, que foi sentido em várias avenidas e ruas próximas.

No início da tarde, eles saíram em passeata pela avenida Amazonas até a praça Sete. Depois se concentraram em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, interditando a pista da avenida Afonso Pena, no sentido Centro/bairro.

O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado (Sindguardas-MG), Pedro Ivo Bueno, informou que os profissionais reivindicam um reajuste salarial, permissão para o uso de armas, adicional de risco de 30%, e outras melhorias nas condições de trabalho. Somente os guardas que estão de serviço nas unidades de saúde vão trabalhar normalmente.

 

Guardas municipais em greve fecharam uma pista da av. Afonso Pena, em frente à PBH (Foto Carlos Rhienck/Hoje em Dia)

Em nota, a assessoria de Comunicação da Guarda Municipal esclareceu que uma interrupção dos  serviços públicos, ainda que parcial, irá representar um rompimento injustificável do processo de negociação em andamento. Representará, também, desrespeito ao Estatuto da Guarda Municipal, além de causar graves prejuízos aos cidadãos do município.

A PBH esclarece ainda que mantém o canal de negociação aberto e poderá adotar todas as medidas legais para a manutenção de seus serviços, especialmente aqueles considerados essenciais à população.

De 2007 a 2012, foi concedido um reajuste de 83,75% para os guardas municipais, sendo que a inflação acumulada no mesmo período foi de 39,83%.

Em março deste ano foi aprovado o aumento de 13,92% sobre o vencimento base dos guardas municipais, considerando o valor aplicado antes da implantação do Plano de Carreira, com pagamento retroativo a janeiro de 2013. Foi garantido o pagamento de abono individual no valor de R$ 1.148,13.

Ainda de acordo com a nota, a recomposição salarial que vai beneficiar cerca de 2.300 guardas municipais está em tramitação na Câmara Municipal de BH.

Quando ao armamento, a assessoria esclarece ainda que a Guarda Municipal está se adequando as exigências do Estatuto do Desarmamento (Lei Federal nº 10.826 de 22 de dezembro de 2003).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por