Homem é suspeito de capturar aves na Serra do Curral durante incêndio na noite de sexta-feira (9) (GCM/PBH)
Durante o incêndio que atinge, há mais de 17 horas, a Serra do Curral, no limite entre Belo Horizonte e Nova Lima, na região metropolitana, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCM-BH) flagrou um homem que estaria capturando aves silvestres. Os animais foram resgatados pela GCM, mas o suspeito fugiu e ainda não foi identificado.
De acordo com o supervisor de departamento de meio ambiente da GCM de BH, Crislen Martins, que participou do resgate das aves, os agentes faziam monitoramento na área, na noite de sexta-feira (9), junto com funcionários da Fundação de Parques Municipais e dois brigadistas, quando avistaram um homem que carregava uma sacola.
Crislen conta que achou que o suspeito iria em direção a eles, mas ao se deparar com a equipe, deu meia volta. Os agentes então foram atrás dele para orientá-lo para deixar a área, que apresentava risco de intoxicação devido ao fogo. Neste momento, o suspeito correu por uma trilha, abandonando a sacola.
Aves desidratadas
Dentro da bolsa foi feita a identificação de 11 aves silvestres, como aponta o supervisor de departamento: um trinca-ferro, um azulão, dois pretinhos, um coleirinha e seis saíras. “Alguns deles apresentavam desidratação e foi necessário atendimento veterinário, para posteriormente fazer a soltura deles”, diz.
Junto às aves havia uma garrafa de água, uma marmita parcialmente consumida, uma faca e duas caixas de som, que segundo Crislen, costumam ser usadas para reproduzir o canto das aves, a fim de atraí-las para fazer a captura.