Homem é vítima de trabalho escravo em Passos

Tabata Martins - Hoje em Dia
21/05/2013 às 19:28.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:53

Um homem natural de Alpinólis, no Sul de Minas Gerais, foi vítima de trabalho escravo em Passos, que fica na mesma região do Estado. José Geraldo Moreira de Araújo, de 50 anos, era obrigado a trabalhar e permanecer na Fazenda Boa Esperança, que fica na zona rural da cidade. O caso foi descoberto nesta terça-feira (21), após registro de denúncias de moradores da região a policiais da patrulha rural de Passos. Porém, segundo relatos da vítima, começou há pelo menos oito anos. O dono da propriedade rural, identificado como Sebastião Julio, de 58 anos, ainda não foi encontrado para prestar esclarecimentos.

"José Geraldo nos informou que sempre quis ir visitar a família, mas sempre foi impedido pelo dono da fazenda, que também teria o agredido várias vezes e impedido de ter contato com outras pessoas", conta o sargento Rovilson Gonçalves da 77ª Companhia da Polícia Militar de Passos. O trabalhador rural só podia sair da fazenda na companhia do dono da residência rural e para ir cortar o cabelo na cidade.

José Geraldo ainda contou aos policiais que sempre era embriagado por Sebastião, que dava pinga para ele beber. "José Geraldo é um homem muito simples e notamos que o dono da fazenda se aproveitou e muito da simplicidade dele. A vítima nunca recebeu salário", diz o sargento Rovilson Gonçalves.

A vítima de trabalho escravo foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Passos, onde foi ouvida e liberada. A reportagem do Portal Hoje em Dia entrou em contato com o distrito policial, mas o delegado que ouviu José Geraldo já havia deixado o trabalho.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por