(Reprodução SES / MG)
Um homem de 54 anos morreu por febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. O óbito foi registrado no dia 26 de abril, mas a prefeitura só divulgou o caso no fim de semana, após a Vigilância em Saúde do município confirmar que a causa da morte foi por infecção.
Segundo o executivo municipal, o homem possuía comorbidades, como diabetes, hipertensão e cardiopatia, e relatou ter tido contato em áreas com presença de carrapatos, como os bairros Ponte da Aldeia e Bom Pastor.
A prefeitura de Manhuaçu orienta que a melhor forma de prevenção é evitar ir em locais que possam ter infestação de carrapatos, e que caso não seja possível, fazer uso de repelente, bem como ao uso de roupas compridas e claras além de equipamentos de proteção, como o uso de botas. Outra forma de prevenção é a capina e limpeza de pastos e lotes.
Sintomas
A doença apresenta sintomas como febre alta, dores de cabeça, dor no corpo intensa e cansaço. Ao sentir os primeiros sintomas a pessoa deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. A febre maculosa tem cura.