Motorista disse que, por ser comerciante e transportar dinheiro, temia pela sua segurança (Reprodução/PM Rodoviária)
Um homem de 45 anos foi detido nesta quarta-feira (28) após a polícia constatar que ele estava em desacordo com a legislação de porte de armas. Ao ser abordado, ele afirmou ser atirador esportivo em Belo Horizonte, mas no momento da abordagem, no km 5 da MG 129, em Bom Jesus do Amparo, na região Central de Minas, disse que estava com o seu armamento vindo de um sítio na cidade Guanhães em direção aonde mora, em Santa Luzia.
De acordo com artigo 5º do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), "o certificado de Registro de Arma de Fogo, com validade em todo o território nacional, autoriza o seu proprietário a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência ou domicílio, ou dependência desses, ou, ainda, no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal pelo estabelecimento ou empresa".
Durante a abordagem, o motorista argumentou que carregava a armar por temer a própria segurança, pois é comerciante e costuma transportar dinheiro.
Na caminhonete Toyota Hilux foram apreendidos uma pistola Taurus 9mm, um carregador e 55 cartuchos 9mm intactos.O proprietário estava devidamente habilitado mas, de acordo com os policiais, teria ficado desconfortável durante a abordagem - por isso foi realizada busca pessoal e no interior da caminhonete.
O autor foi preso e conduzido para a delegacia de plantão de Santa Bárbara juntamente com os materiais apreendidos.