Oftalmologista Frederico Pereira, presidente do 41º Congresso do Hospital São Geraldo, e Raquel Muniz, reitora da Funorte e aluna de especialização em Oftalmologia do Hospital Hilton Rocha (Fernando Michel / Hoje em Dia)
Uma das principais unidades de saúde na área de oftalmologia em Minas Gerais, o Hospital de Olhos Hilton Rocha, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, vem se firmando como referência no tratamento de olhos no país. Representantes da instituição participaram do 41º Congresso do Hospital São Geraldo, especializado em Oftalmologia, nesta quinta-feira (3), em Lourdes, na região Centro-Sul da capital mineira.
Homem à frente de seu tempo, Hilton Rocha foi professor da Escola de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e responsável por implementar no Brasil o modelo de residência médica (com dedicação integral por dois anos), originalmente no Hospital São Geraldo – fundado em 1920 e que faz parte do complexo do Hospital das Clínicas da UFMG.
Por conta da importância do médico para a área, um dos prêmios do Congresso foi batizado de “Medalha Prof. Hilton Rocha”’ e é entregue aos profissionais considerados referência, assim como foi o mineiro.
“O professor Hilton Rocha é um ponto de referência para todos nós na história da profissão e para Minas Gerais”, disse Frederico Pereira, oftalmologista e presidente do Congresso.
Para a reitora da Funorte e aluna da pós-graduação em Oftalmologia do Hospital de Olhos Hilton Rocha, Raquel Muniz, o ex-professor teve participação importantíssima na área.
“O professor Hilton Rocha é até um ‘legado’, porque é referência no mundo. Foi ele quem tornou a oftalmologia uma especialidade. Então todos devemos muito a ele”, afirmou a reitora.
O Hospital de Olhos Hilton Rocha, atualmente, é um dos maiores centros do Brasil em atendimento especializado na área oftalmológica, além de formar médicos de todo o país especializados em Oftalmologia.
Leia Mais: