Venda Nova

Hospital Evangélico inaugura espaço de leitura para os pacientes da unidade de Nefrologia

Projeto Lendo e Aprendendo visa oferecer entretenimento e acesso à cultura durante as sessões de hemodiálise

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
20/06/2024 às 11:44.
Atualizado em 20/06/2024 às 11:54
Projeto Lendo e Aprendendo visa oferecer entretenimento e acesso à cultura durante as sessões de hemodiálise (Hospital Evangélico / Divulgação)

Projeto Lendo e Aprendendo visa oferecer entretenimento e acesso à cultura durante as sessões de hemodiálise (Hospital Evangélico / Divulgação)

A unidade de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, em Venda Nova, vai ganhar, a partir da próxima segunda-feira (24), em uma iniciativa o projeto Lendo e Aprendendo, um espaço de leitura para os 829 pacientes renais crônicos que fazem tratamento de hemodiálise no local e seus acompanhantes.

A sala foi especialmente preparada para receber o acervo de 1.520 exemplares de diversos gêneros literários, além de cinco Kindle e cinco mp3 para aqueles que têm capacidade de visão baixa.

O projeto foi viabilizado em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais (Secult-MG) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, com patrocínio da VMG Farmacêutica e apoio das livrarias Amadeu, Dona Clara, Moinho do Livro, Savassi e Colégio Santo Antônio, PUC Minas, Faminas, Colégio Batista e Serviço Caixa-Estante da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

“O projeto Lendo e Aprendendo é mais uma iniciativa do Hospital Evangélico que mobilizou diversos apoiadores para proporcionar momentos de conforto e de melhoria da qualidade de vida para os pacientes em tratamento de hemodiálise atendidos pela nossa instituição”, destaca o presidente do HE, Euler Borja.

“Entendemos que a leitura é uma atividade valiosa que pode oferecer entretenimento, conhecimentos e distração durante a sessão de diálise, que é realizada três vezes por semana, por um período de quatro horas”, comenta.

A iniciativa amplia o alcance do projeto Vivendo e Aprendendo que, desde 2018, já levou 610 pacientes renais crônicos, em tratamento de hemodiálise, da unidade Venda Nova de volta para a escola.

Desses, 85 já concluíram as 400 horas/aula necessárias para conquistar o diploma do ensino fundamental, com o acompanhamento pedagógico de professoras da Escola Municipal Padre Marzano Matias.

“Muitos dos formandos têm manifestado o interesse em continuar os estudos. O hábito da leitura é um importante aliado e canal de conhecimento”, destaca Borja.

Atualmente, o Hospital Evangélico é o maior fornecedor do SUS de Minas Gerais para serviços da especialidade de Nefrologia, com tratamento conservador (medicamentoso), sessões de hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal para mais de 3,5 mil pacientes atendidos.

Além da unidade Venda Nova, o grupo mantém outras em Belo Horizonte, Contagem e Betim. “Entendemos que o nosso propósito de servir ao próximo está em possibilidades como essa, de oferecer mais que o tratamento prescrito para os nossos pacientes”, conclui Euler Borja.

Hospital Evangélico de Belo Horizonte

Instituição fundada há 78 anos, inicialmente como ambulatório, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte engloba, além da Unidade Serra, mais nove unidades de atendimento médico e de saúde em Belo Horizonte, Contagem e Betim.

Em 2023, o HE realizou mais de 1,3 milhão de procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares, é referência em atendimentos de Nefrologia e para o SUS no Estado, e é o maior prestador de serviço de Oftalmologia do SUS no país. Atualmente, a rede tem mais de 2,6 mil colaboradores.

*Com informações da Agência Minas

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por