Hospital público de BH é o primeiro a emitir "nota fiscal" para pacientes

Pedro Rotterdan - Do Hoje em Dia
01/09/2012 às 10:59.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:56
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

O Hospital Infantil João Paulo II, antigo CGP, vai ser a primeira unidade de saúde pública do Brasil a entregar aos usuários, no momento da alta, a Prestação de Contas ao Paciente (PCP). O documento, semelhante a uma nota fiscal, mostrará, detalhadamente, o valor das consultas, diárias de internação, medicamentos e materiais utilizados durante a estadia da pessoa na unidade. A iniciativa visa passar transparência e mostrar aos pacientes o que foi gasto no tratamento.

A unidade infantil começa a repassar os dados aos pacientes na segunda-feira. O hospital foi escolhido para participar do projeto-piloto por ter o software utilizado na emissão do PCP em estágio mais avançado de uso, segundo a diretora Helena Valadares Maciel.

"Nos adaptamos rapidamente ao lançamento dos dados no sistema. Estamos preparados para levar o projeto adiante para outros hospitais da rede", disse Helena.
 
Gasto real


A diretora lembra que todos os valores são reais, de acordo com o custo dos serviços para o hospital. "O que o Sistema Único de Saúde repassa aos hospitais para cada paciente atendido está abaixo do que é gasto normalmente".

Com os gastos do serviço prestado detalhados no momento da alta do paciente, o PCP se torna um programa antifraude. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, a transparência nas informações vai se destacar.

"O cidadão ser atendido e ter ciência do que foi gasto com ele é um aspecto do exercício do direito e da cidadania. Se o paciente ver algo de errado e que não recebeu, ele tem condições de ir à ouvidoria ou acionar a direção da unidade e denunciar aquele gasto excessivo", explicou.

Expansão

O presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Antônio Carlos Antônio Carlos Barros Martins, informou que, até o fim do ano, pelo menos a unidade de queimados do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS) deverá começar a emitir o PCP.

"É um projeto extremamente audacioso e ambicioso. Vamos implantado aos poucos esse sistema até atingir todas os 21 hospitais da nossa rede".

Martins acredita que o sistema de saúde pública vai ganhar credibilidade com a iniciativa. "Assim, vão saber do esforço que cada um dos envolvidos faz para dar o melhor tipo de atendimento possível", afirmou.


http://hj.digitalpages.com.br/

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por