Com o fechamento da ala de pediatria do Hospital São Lucas (HSL), no Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, deixarão de ser atendidas 2,4 mil crianças por mês, incluindo casos de urgência. O setor também tem capacidade de realizar 500 cirurgias por ano, em diferentes especialidades e de alta complexidade.
O público infantil da capital vai perder ainda 34 leitos, sendo 29 de internação e cinco de terapia intensiva. A informação foi confirmada pelo Grupo Santa Casa BH (GSCBH), que administra o HSL.
Nessa terça-feira (19), o GSCBH afirmou que o encerramento do atendimento acontecerá dentro de 90 dias. Segundo a instituição, assim como outros hospitais privados, o São Lucas passa por um processo de reestruturação interna, com o objetivo de restabelecer equilíbrio econômico-financeiro e garantir a sustentabilidade.
Apesar de não afetar o atendimento dos pacientes da rede SUS de BH, a Prefeitura declarou que recebeu com preocupação a informação do encerramento da ala de pediatria, já que o HSL "sempre foi uma importante referência para o atendimento do público infantil".
O fim do atendimento pediátrico no hospital particular se soma à suspensão ocorrida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste, em BH, no último fim de semana. Neste mês, a UPA Norte também sofreu com a falta de pediatras.
Em nota, o Grupo Santa Casa lamentou o encerramento do serviço e afirmou que, no que diz respeito diretamente à assistência, "será comunicado aos usuários um cronograma de encerramento que está sendo alinhado com as operadoras de plano de saúde contratantes" e que não haverá qualquer tipo de desassistência.
Leia Mais