(Elderth Theza/Upphoto)
Um idoso de 69 anos morreu, neste domingo (9), depois de sofrer um mal súbito enquanto participava da 20ª Volta Internacional da Pampulha. A organização do evento divulgou uma nota sobre o atendimento médico do atleta, dizendo que todos os procedimentos de salvamento foram realizados. A corrida aconteceu na manhã deste domingo na orla da lagoa.
De acordo com os organizadores, o idoso passou mal na altura do km 13, ponto zero da unidade no plano médico da prova, onde já se encontrava uma ambulância Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Lá ele teria recebido atendimento imediato, mas, segundo os médicos, apresentou uma parada cárdio respiratória assistida e passou por manobras de ressucitação cardiopulmonar. Uma outra ambulância UTI, que estava próxima, também prestou suporte no atendimento.
"Foram realizados todos os procedimentos de suporte médico avançado, não havendo resposta do paciente que evoluiu para óbito", explicou a organização do evento anual. Em seguida, o departamento médico da prova entrou em contato com os familiares do homem, comunicando o ocorrido.
Também na nota, a organização da Volta da Pampulha prestou solidariedade. "A Organização Técnica lamenta o fato e aguarda os relatórios complementares que serão realizados no decorrer dos próximos dias", disse.
Corrida
A Volta Internacional da Pampulha ocorreu na manhã deste domingo, com largada e chegada nas avenidas Antônio Abrahão Caram e Coronel Oscar Paschoal, ao lado do Mineirão. A programação teve início às 7h43, com as pessoas que usam cadeiras de roda. Às 7h45 o pelotão feminino começou a correr e, às 8h, o masculino e o pelotão geral.
Leia a nota na íntegra:
O atleta sofreu um mal súbito na altura do km 13 onde já se encontrava uma ambulância UTI (ponto zero da unidade no plano médico da Prova), recebendo atendimento imediato.
Removido para a ambulância, durante o atendimento apresentou uma parada cárdio respiratória assistida e foi atendido pela equipe médica com as manobras de ressuscitação cardiopulmonar conforme protocolo da American Heart Association/Advanced Cardiac Life Support. Concomitantemente houve apoio de uma segunda ambulância UTI com equipe médica.
Foram realizados todos os procedimentos de suporte médico avançado, não havendo resposta do paciente que evoluiu para óbito. O departamento médico da Prova entrou em contato com seus respectivos familiares comunicando o ocorrido. A Organização Técnica lamenta o fato e aguarda os relatórios complementares que serão realizados no decorrer dos próximos dias.