(Wesley Rodrigues)
O valor da implosão da alça norte do viaduto Batalha dos Guararapes custará R$ 1,2 milhão. A informação foi divulgada pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), na manhã deste sábado (6), durante a inauguração de um Centro de Saúde no Bairro Dom Cabral, Região Noroeste. O custo da implosão será pago integralmente pela construtora.
A expectativa é de seja realizada no dia 14 de setembro. Segundo a assessoria de imprensa da PBH, o cadastramento de moradores já foi finalizado e qualquer outra ação ou alteração deve ser decidida pela Justiça. Ainda de acordo com o órgão, a Cowan é quem vai contratar a empresa para realizar os trabalhos. A construtora ainda irá se pronunciar oficialmente.
O laudo oficial do Instituto de Criminalística da Polícia Civil constatou que erros de cálculos no projeto, redução de material na construção da estrutura e dimensão indevida dos blocos de sustentação dos pilares foram os principais fatores apontados em como determinantes para a queda da alça sul do Viaduto. No desmoronamento parcial do elevado, em 3 de julho, um micro-ônibus, um Fiat Uno e dois caminhões foram esmagados pelos destroços. Duas pessoas morreram e outras 23 ficaram feridas.