Imunização contra a pólio será mantida até dia 31 em Minas

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
16/08/2015 às 08:24.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:22
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Até o dia 31, cerca de 1,1 milhão de crianças de seis meses a cinco anos de idade são esperadas para serem vacinadas contra a poliomielite em Minas Gerais. Ontem, o “Dia D” abriu a campanha em todo o Brasil. Em Belo Horizonte, os pequenos foram recebidos com festa na Praça JK, bairro Bandeirantes.
 
“A orientação é a de que, mesmo vacinadas, com o cartão completo, as crianças participem desse processo para que a gente possa impedir a entrada do vírus no Brasil”, disse o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos – que teve paralisia infantil aos 10 meses, em Goiás, na década de 60.
 
Segundo ele, as duas únicas contraindicações são febre alta, acima de 38ºC, e sensibilidade aos componentes da vacina. “Aqueles que não puderam vir hoje (ontem) ainda têm duas semanas para se adaptarem ao melhor horário para levar as crianças”.
 
A coordenadora técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de BH, Gisele Nacur, também reforça a importância da campanha para que o Brasil mantenha-se livre da doença, erradicada há quase três décadas.
 
Em Minas, haverá cerca de cinco mil postos de vacinação. A meta, neste ano, é imunizar 95% das crianças da faixa etária da campanha. “Estimulamos as atividades lúdicas para atrair mais gente. Até o final do mês, os postos de saúde permanecerão decorados”, destacou o superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde, Rodrigo Said.
 
A estratégia fez efeito com o pequeno Lucas Maloni, de 4 anos. Depois de receber a dose, ele garantiu que ela tinha sabor de morango.
 
“Abri a boca sem chorar. Agora, vou ficar forte igual ao Hulk”, disse, referindo-se ao super herói dos quadrinhos da Marvel. Para a mãe dele, a arquiteta Cassiana Maloni, ficou a certeza da missão cumprida.
 
Em todo o país, o Ministério da Saúde pretende imunizar, pelo menos, 12 milhões de crianças. Até o final da campanha, mais de 100 mil pontos de vacinação – unidades de saúde, postos volantes em escolas, praças e locais públicos – oferecerão a dose da imunização, gratuitamente.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por