Tenente Radames, do Corpo de Bombeiros, espera que chamas sejam extintas ainda nesta quarta-feira (8)
(Divulgação/ CBMMG )
Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra de São José, em Tiradentes, na região do Campo das Vertentes, pelo quarto dia consecutivo. Bombeiros e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) atuam no combate às chamas nesta quarta-feira (8).
Equipes formadas por 12 bombeiros, 15 brigadistas e voluntários deslocaram logo no início da manhã, por volta de 5h, e constataram chamas ainda em três pontos da área de preservação ambiental.
Os militares realizaram um sobrevoo no local para localizar focos e continuarão utilizando uma aeronave estilo Air Tractor e o helicóptero do IEF para lançamento de água em locais de difícil acesso.
"Pelo nosso planejamento e pela nossa tática, a gente planeja e almeja que esse incêndio seja extinto ainda hoje", afirmou o Tenente Radames, do Corpo de Bombeiros.
Até a noite de terça-feira (7), as chamas já consumiram cerca de 20% da vegetação local. Os termômetros na região chegaram a marcar 35° C devido ao incêndio.
Ao longo da última noite, os trabalhos dos bombeiros se concentraram em áreas onde houvesse risco para imóveis, locais de fácil acesso e que não apresentassem risco para os próprios bombeiros. As chamas começaram na noite de domingo (5) e se intensificaram na segunda (6).
A Serra de São José é uma Área de Proteção Ambiental (APA) estadual com cerca de 5 mil hectares. A região está localizada em uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, o que lhe confere uma rica biodiversidade.
A vegetação do local reúne características dos dois biomas e abriga campos rupestres, diversas nascentes e serve de habitat para espécies raras de plantas e animais ameaçados de extinção.
Leia mais: