(Samuel Costa)
Anualmente, a Fundação Pró-Livro divulga a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que mostra o hábito de ler do brasileiro. Dados recentes deste estudo revelam que o interesse pelos livros tem diminuído gradativamente com o passar dos anos. Para ajudar na mudança dessa realidade, o projeto Cidadania Hoje em Dia tem levado aos bairros de Belo Horizonte, em suas edições, o Cantinho da Leitura, onde as crianças têm contato com livros infantis.
Dentre as atividades oferecidas, esta é a de maior adesão ao projeto, que também oferece desenhos para colorir e pintura facial. “No último sábado, ficamos surpreendidos com a adesão dos pequenos. Os livros são oferecidos pelos quatro monitores, que também ajudam com a leitura dos mais novinhos. Acreditamos colaborar com o desenvolvimento da cidadania”, apontou a coordenadora de Marketing do Hoje em Dia, Flávia Morais.
A Praça Amadeo Lorenzato, no bairro Pilar, Oeste de BH, recebe hoje a terceira edição do projeto. “Com relação às demais edições, teremos de diferente os serviços de corte de cabelo e decoração de unhas. A emissão de documentos (carteiras de identidade e trabalho) será feita em parceria com a Regional Barreiro”, completou Flávia. Serão três tendas com atendimento social, transferência de renda (Bolsa Família), entre outros. Acrescentam-se a isso os testes de acuidade visual, as técnicas de relaxamento, a aferição de pressão arterial e glicose.
Para animar os participantes, a dupla sertaneja Rick e Cristiano. O diretor Comercial e de Marketing do Hoje em Dia, Leandro Figueiredo, está animado: “A ideia é termos outros eventos em breve. A partir do sucesso de público, temos recebido várias cartas e pedidos de associações de bairro para levarmos o projeto, devido à repercussão junto às comunidades”.