Em Passos

Instalação de fábrica da Heineken em Minas é aprovada pelo Conselho de Política Ambiental

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
26/01/2023 às 14:25.
Atualizado em 26/01/2023 às 18:20
 (Heineken Brasil/Divulgação)

(Heineken Brasil/Divulgação)

O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou, em reunião realizada nesta quinta-feira (26), a licença para a instalação de uma fábrica da cervejaria holandesa Heineken em Passos, no Sul de Minas. 

O projeto foi aprovado por sete votos contra um. Quatro conselheiros não estiveram presentes na reunião.

Polêmica e novo local

Anteriormente, a fábrica seria instalada em Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Após uma disputa na Justiça devido ao antigo local ficar próximo de um sítio arqueológico, a empresa desistiu e procurou um novo endereço no Estado. A área foi embargada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) devido a possibilidade de causar danos ao local onde foi encontrado "Luzia", o fóssil humano mais antigo das Américas.

Em abril de 2022, a empresa anunciou um acordo com a Prefeitura de Passos. Ela será construída em um terreno de 114 hectares. Passos conseguiu vencer 210 municípios mineiros que também disputavam a nova planta industrial da Heineken. A empresa apresentou pré-requisitos para os municípios se apresentarem como candidatos ao investimento. Entre eles, terrenos de, no mínimo, 150 hectares, infraestrutura com água e logística próxima.  

Para conseguir “seduzir” a empresa, a prefeitura de Passos montou uma equipe multidisciplinar com dez profissionais para responder com rapidez e eficiência a todos os questionamentos da empresa. “Deu certo. Oferecemos quatro terrenos e a Heineken escolheu o que achou melhor”. 

A nova sede da cervejaria vai empregar 350 pessoas, mas tem potencial para gerar até 11 mil postos de trabalho, indiretamente, a longo prazo na região. A previsão é que a fábrica seja inaugurada em 2025, com investimento de R$ 1,8 milhão.

O Governo de Minas confirmou que a Câmara de Atividades Industriais do Copam aprovou, em reunião realizada nesta quinta (26), o licenciamento para instalação da fábrica em Passos.

"A empresa obteve Licença Prévia e de Instalação Concomitante. Aprovada com sete votos favoráveis e um contrário, a licença permite que o empreendedor realize a instalação conforme condições estabelecidas na licença ambiental, e cumpridas as condicionantes ambientais determinadas para cada fase do licenciamento. Vale ressaltar que o empreendedor deverá obter, antes de iniciar as intervenções necessárias à implantação, a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)", informou o governo estadual.

A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com a Heineken e a Prefeitura de Passos e aguarda retorno.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por