Foram apreendidos dispositivos eletrônicos que ligam o suspeito à divulgação de conteúdo racista, transfóbico e de apologia ao nazismo
(PF/Divulgação)
A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta terça-feira (6), um jovem de 21 anos em Montes Claros, no Norte de Minas, durante uma operação de combate a crimes cibernéticos de ódio. A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de busca e apreensão em sua residência, onde foram apreendidos dispositivos eletrônicos que o ligam à divulgação de conteúdo racista, transfóbico e de apologia ao nazismo em redes sociais.
A investigação, iniciada em 2024 a partir de informações de uma ONG de monitoramento de crimes cibernéticos, identificou o jovem como o responsável pela disseminação do material ilegal. A ação da PF culminou não apenas na apreensão dos aparelhos, que passarão por perícia, mas também na efetiva prisão do suspeito.
(PF/Divulgação)
O homem de 21 anos agora enfrentará as consequências legais de seus atos e poderá ser condenado pelo crime de racismo, com pena prevista de até cinco anos de reclusão. A Polícia Federal reafirma seu empenho em identificar e prender indivíduos que utilizam a internet para propagar o ódio e a intolerância, garantindo a punição para aqueles que atentam contra os direitos e a dignidade de diversos grupos da sociedade. A prisão em Montes Claros serve como um alerta sobre a seriedade com que as autoridades tratam os crimes de ódio praticados no ambiente virtual.
Leia mais:
Operação da PF desarticula quadrilha que fraudou R$ 11,5 milhões da Previdência em Minas
Sem vacina, BH interrompe vacinação contra a dengue