Prefeito de BH viaja nesta segunda-feira (7) para um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Juliano Lopes foi eleito presidente da Câmara de BH no dia 1° de janeiro de 2025 (Fernando Michel / Hoje em Dia)
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Juliano Lopes (Podemos), assumiu nesta segunda-feira (7), de forma interina, a Prefeitura de Belo Horizonte em razão da viagem do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) ao Peru.
O chefe do Executivo municipal irá participar de um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para falar sobre parcerias público-privadas (PPPs) implementadas em BH.
Lopes ficará à frente da PBH por cinco dias. Pelas redes sociais, ele agradeceu a oportunidade e prometeu “continuar o bom trabalho que tem sido realizado” na capital mineira.
O presidente da CMBH assume a PBH porque a cidade está sem vice-prefeito desde o falecimento de Fuad Noman (PSD), em 26 de março. Damião, que era o vice, ocupou o cargo.
Enquanto Juliano Lopes administra a prefeitura de BH, a presidência da Câmara de BH será ocupada pela vereadora Fernanda Altoé (Novo).
Álvaro Damião participa nesta semana do principal fórum de diálogo sobre Parcerias Público-Privadas (PPP) na América Latina e no Caribe. O "PPP Américas 2025", realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será sediado em Lima, no Peru, de 8 a 10 de abril. Neste período, os principais atores dos setores público e privado estarão reunidos para discutir, colaborar e avançar no desenvolvimento de projetos sustentáveis e de impacto em toda a região.
O evento vai reunir mais de 600 participantes, incluindo líderes governamentais, investidores e especialistas de 25 países das Américas, Europa e Ásia. O prefeito de BH vai apresentar a experiência da cidade na implementação de projetos estruturantes por meio de PPPs.
Entre os temas abordados relacionados a Belo Horizonte estão a gestão dos recursos hídricos, a melhoria da infraestrutura de água potável e saneamento, desafios para estruturar PPPs nesse setor e soluções financeiras e instrumentos para atrair investimento privado.
Além de detalhar as ações de BH na área de PPPs, o prefeito também vai debater com outros líderes internacionais e gestores públicos e privados a promoção de projetos sustentáveis para a melhoria de serviços prestados à população.
Leia mais: