Depois de ter de suspender as apresentações das peças, a 47ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança poderá seguir normalmente em Belo Horizonte.
A liberação dos teatros ao público só foi possível graças a uma decisão da Justiça que cancelou um efeito proibitivo previsto na lei Rouanet nesta sexta-feira (4). Pelas regras de financiamento cultural do governo federal, produtores de eventos que recebessem dinheiro por meio do incentivo não podiam exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19.
A determinação da Lei Rouanet ia de encontro ao que a prefeitura de Belo Horizonte estabeleceu ao decretar a necessidade de apresentar o comprovante de vacinação para participar de eventos com até 500 pessoas sentadas na capital, o que inviabilizou as apresentações. A campanha chegou a ser suspensa na quarta-feira (2).
O Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc) entrou com um pedido de liminar na Justiça para que a campanha fosse permitida em Belo Horizonte. A solicitação foi aceita e as peças serão apresentadas na capital até o dia 27 de fevereiro, conforme a agenda do evento.
Para assistir aos espetáculos, é preciso apresentar o passaporte vacinal com ao menos duas doses do imunizante contra a Covid-19 ou a primeira dose para quem ainda não pôde completar o ciclo, como é o caso de crianças.
Os espetáculos da 47ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança acontecem em BH e em Contagem. Os ingressos podem ser adquiridos em um dos postos de venda (Shopping Cidade e Pátio Savassi), pelo aplicativo ou pelo site da campanha.