(Liziane Lopes)
Mais um passo para a urbanização da ocupação Dandara, na Região da Pampulha, foi dado neste sábado (26). O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), e técnicos da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) visitaram o local para colher informações, que serão utilizadas na elaboração do Plano de Regularização Urbanística (PRU) da área.
Durante a visita, Kalil anunciou as primeiras medidas. "Estamos cadastrando as pessoas para terem direito ao posto de saúde, vamos ter coleta de lixo em, no máximo, 15 dias. A ideia é essa, dar visibilidade à comunidade", afirmou.
De acordo com a PBH, o PRU, resultado do Orçamento Participativo 2015/2016, começou a ser desenvolvido em maio pela Urbel em parceria com as secretarias de Planejamento Urbano e de Regulação Urbana. A ideia é contar também com outros órgãos como universidades, Ministério Público e Assembleia Legislativa de MG.
A líder comunitária, Sônia Mendes, acompanhou o prefeito na caminhada. Primeiro, eles desceram a rua Brigadeiro e depois pegaram a rua 9 de abril. "Essa rua aqui é a mais carente, ela circula toda ocupação e fica na parte baixa, onde escorre toda água de chuva, a urbanização precisa começar por aqui", disse ela ao prefeito.
De um lado da rua fica a comunidade, do outro uma área de preservação permanente. "Precisamos fazer um estudo aqui para ver,como vai ser a construção da rede de esgoto", disse Kalil.Liziane Lopes "A urbanização aqui precisa começar do zero", disse a líder comunitária
Sônia destacou ainda outras necessidades. "A urbanização aqui precisa começar do zero, precisamos de água, luz, esgoto, correio", esclareceu.
Mas a visita do prefeito também arrancou piadas de torcedores. Uma moradora gritou da porta de casa. "E o Galo, Kalil?" "Ah! Minha filha, está mais fácil arrumar essa rua", brincou.
A comunidade possui aproximadamente 1.400 casas e o local foi ocupado há oito anos. O prazo previsto para conclusão do PRU é de aproximadamente oito meses, segundo a PBH.
Vila Califórnia
Mais cedo, o prefeito entregou títulos de moradia para 1200 famílias da Vila Califórnia, na Região Noroeste da capital. O processo de regularização da Vila começou em 2014, após conclusão das obras de saneamento básico.
Com o documento em mãos, o morador se torna proprietário legal do imóvel em que reside. "Todos nós lutamos tanto pra isso e finalmente estamos com essa escritura nas mãos", disse a líder comunitára, Sheila Silva .