Polícia Penal

Kit anti-drones criminosos, inédito no Brasil, começa a ser utilizado em Minas

Equipamento é utilizado por forças de segurança dos Estados Unidos e da Ucrânia e custou cerca de R$ 1,4 milhão

Camilla Kind*
@camillakind
24/08/2023 às 17:38.
Atualizado em 24/08/2023 às 18:15
O equipamento faz parte de um kit que conta com outro aparelho, o Drone Gun, que abate o drone com precisão militar (Tiago Cicarinni / Sejusp)

O equipamento faz parte de um kit que conta com outro aparelho, o Drone Gun, que abate o drone com precisão militar (Tiago Cicarinni / Sejusp)

Uma nova tecnologia, capaz de identificar drones criminosos - mesmo a longas distâncias - está sendo utilizada de forma pioneira pela Polícia Penal de Minas. Chamado de RF Patrol, o equipamento emite sinais para alertar sobre a aproximação de aeronaves ilegais, neutralizando o sinal dos aparelhos e indicando com precisão de onde vem o comando de voo. 

O RF Patrol vai ampliar o combate a práticas criminosas com o uso de drones, como o arremesso de drogas, celulares, objetos cortantes e rastreadores no interior das unidades prisionais, o que consequentemente aumentará a prisão de infratores envolvidos.

O equipamento faz parte de um kit que conta com outro aparelho, o Drone Gun, que abate o drone com precisão militar. O kit é atualmente utilizado por forças de segurança de países como os Estados Unidos e Ucrânia. O Kit Anti-Drone custou cerca de R$ 1,4 milhão,

Ocorrências com drone

Em 2022, foram registradas 246 ocorrências de apreensões de materiais ilícitos vindos de lançamentos de drones. No primeiro semestre de 2023 foram contabilizadas 76 ocorrências e três aeronaves criminosas foram confiscadas.

*Estágiara sob supervisão de Valeska Amorim

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por