Velas já foram vistas neste domingo navegando pelo local que será palco de treinos para atletas da modalidade
Velas estão liberadas para navegarem na Lagoa da Pampulha (Rodrigo Clemente/PBH)
A Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, foi liberada neste domingo (5) para a prática de esportes náuticos. De acordo com o prefeito Álvaro Damião (União Brasil), a população já verá Velas navegando no local e em dezembro um catamarã da prefeitura da capital (PBH) iniciará passeios turísticos, sendo o primeiro agendado para o 12 de dezembro, data que a capital celebrará 128 anos.
De acordo com Damião, a partir da data e nos três meses seguintes a PBH realizará testes, e os passeios serão gratuitos. As embarcações vão operar de quinta-feira a domingo, com três saídas diárias entre as 8h e 17h. Os ingressos serão gratuitos e disponibilizados em site próprio.
O passeio terá duração mínima de 1 hora (incluindo embarque, desembarque e navegação), percorrendo um circuito para contemplação de todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha e sua paisagem cultural, acompanhados por guia turístico que vai apresentar conteúdo histórico, cultural e ambiental. A embarcação deve ter banheiro e água disponíveis, além de sistema de som.
Para manter a Lagoa limpa, Damião cobrou o governo do Estado. “A parceria que eu quero com o governo é que ele faça a parte dele. Não deixe mais rejeitos chegar na água por meio da Copasa. Não precisa se preocupar em colocar barco na lagoa, recapear a orla porque isso tudo a prefeitura já faz. Respeitem a Lagoa e as pessoas que estão à frente do processo”, apontou.
Atualmente, a Lagoa da Pampulha apresenta pontos com Indicador de Qualidade de Água que variam de bom a ótimo, segundo dados de monitoramento da PBH de setembro, o que também é ratificado pelo monitoramento realizado pela Copasa na represa. Esses resultados garantem a segurança para as atividades previstas pela administração municipal na Lagoa da Pampulha
Durante o evento o prefeito assinou um Termo de Cooperação com a Federação Mineira de Vela (FMVela) e ação de reconhecimento da navegabilidade no espelho d’água da Lagoa da Pampulha.
“A partir de agora vocês vão ver os treinamentos deles aqui. Aqueles que disputam olimpíadas estarão na nossa lagoa para disputar uma olimpíada, um mundial, um sul-americano e um brasileiro”, disse o Álvaro Damião.
A Prefeitura de Belo Horizonte e a Capitania dos Portos Fluviais de Minas Gerais, órgão ligado à Marinha do Brasil, ainda firmaram convênio para a fiscalização do tráfego de embarcações e das atividades náuticas na Lagoa da Pampulha.
Leia mais