Nos últimos dois anos, a frota da companhia no Brasil cresceu 13%
Latam lidera a aviação brasileira desde 2021, segundo a Anac, com quase 39% de participação (RPK**) no mercado doméstico brasileiro no acumulado de 2024 (Divulgação / Latam)
A Latam programou mais de 1.300 voos extras no Brasil durante a alta temporada do meio de ano, na comparação com a operação regular dos meses anteriores. As frequências adicionais foram programadas para viagens nacionais a serem realizadas entre 23 de junho e 10 de agosto.
Como resultado, a Latam vai operar um total de 23,1 mil voos domésticos na alta temporada brasileira, para transportar até 4,1 milhões passageiros. Os incrementos reforçam rotas de maior demanda em todo o Brasil e incluem a criação da nova rota sazonal São Paulo/Congonhas-Aracaju, para levar mais turistas à capital do Sergipe. As passagens aéreas para todos os voos estão disponíveis em latam.com e demais canais.
"Seguimos investindo em conectividade de forma sustentável para ampliar o acesso à aviação no Brasil. Essa será uma alta temporada especial, de muitas oportunidades para o turismo nacional, sobretudo no Nordeste", analisa Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.
Confira abaixo os detalhes dos incrementos da Latam entre 23 de junho e 10 de agosto a partir dos centros de conexões da companhia:
Além disso, a rota São Paulo/Guarulhos-Manaus recebe um incremento especial de um voo diário na semana do Festival de Parintins, de 23 a 29 de junho, para levar mais turistas ao evento (aumentando de 28 para 35 voos por semana).
São Paulo/Congonhas terá incrementos para os seguintes destinos:
Recebem voos extras aos fins de semana os destinos Campo Grande (passando de 8 para 9 voos semanais), Foz do Iguaçu (de 14 para 15 voos semanais) e Natal (de 7 para 8 voos semanais).
Já Aracaju recebe nova rota sazonal para São Paulo/Congonhas com voos diretos aos sábados e domingos no período, atendendo à alta demanda de passageiros para o destino turístico em Sergipe.
Brasília terá incrementos para os seguintes destinos: Rio de Janeiro/Galeão (aumento de 21 para 25 voos semanais), São Luís (de 10 para 14 voos semanais) e Maceió (de 11 para 14 voos semanais).
Fortaleza terá a continuidade da rota sazonal para Belo Horizonte/Confins, com voos diários a partir de 30 de junho, além da nova rota São Paulo/Guarulhos-Fortaleza-Juazeiro do Norte, também com voos diários a partir de 23 de junho.
Nos últimos dois anos, a frota da Latam no Brasil cresceu 13%. É esse o resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Hoje, a Latam é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 53 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil.
Já na operação internacional, a Latam é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do país para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, a Latam inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Em 2025, vai começar a operar a rota Fortaleza-Lisboa durante a alta temporada.
O número de funcionários da Latam no Brasil cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a companhia deu início no país às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola Latam, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação. Em fevereiro, abriu novo processo seletivo para contratar mais 900 tripulantes no Brasil.
Como consequência dos investimentos em produto, tecnologia, frota e novos destinos, a Latam lidera a aviação brasileira desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com quase 39% de participação (RPK**) no mercado doméstico brasileiro no acumulado de 2024. Entre os viajantes corporativos, a Latam também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.
Já na operação internacional, a Latam fechou o ano liderando o segmento no Brasil com 23,6% de participação de mercado (RPK**), também segundo a Anac.
ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
* Diretor Executivo da Assimptur