Três meses após o acidente com ônibus que deixou cinco mortos e 18 feridos na região do Barreiro, em Belo Horizonte, a Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o caso, que descartou falha humana. De acordo com a investigação, um problema mecânico, no sistema de freios, foi o que causou o incidente.
O compressor de ar não produziu pressão suficiente para acionar e parar o veículo, que durante todo o dia rodou a 60km/h, mas na hora do acidente atingiu 100km/h. O coletivo, da linha 305 (Estação Diamante/Mangueiras), acabou caindo em um córrego. Mariana Durães/ Hoje em Dia / N/A
Em coletiva na manhã desta sexta, o delegado do caso afirmou que todas as peças do coletivo foram periciadas
De acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos, todas peças do coletivo foram avaliadas, e nenhum outro problema que poderia ter influenciado foi encontrado, a não ser uma luz no painel, responsável por indicar o bom funcionamento dos freios. De acordo com a perícia, ela devia ligar apenas como alerta, mas ficou permanentemente acesa. No entanto, a investigação não concluiu se este era um problema antigo ou pontual.
À época, testemunhas contaram que o motorista, que também morreu na tragédia, teria comunicado aos passageiros problemas nos freios. De acordo com a polícia, isso também comprova que o condutor não teve culpa.
Ninguém da empresa será indiciado criminalmente, pelo menos por enquanto. “Não podemos comprovar que alguém sabia que aquela peça estava estragada e que a qualquer momento poderia causar um acidente”, afirmou o delegado Pedro Ribeiro.
As vítimas e familiares, por outro lado, podem utilizar o resultado do laudo para entrar com ação civil contra a empresa de ônibus e pedir indenização.
Manutenção
No mesmo dia do acidente o veículo passou por manutenção na mecânica da empresa. Naquele momento, porém, o problema sanado era referente a força motora para subidas e manobras.
Uma vistoria da BHTrans, realizada em outubro do ano passado, também indicou que o carro estava em condições de circular.
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