Tutora perdeu Kiko em fevereiro e desde setembro aguarda a chegada da encomenda que eternizaria amor pelo amigo de quatro patas
Kiko e Maísa eram amigos inseparáveis (Arquivo pessoal / Reprodução)
Perder um animal de estimação nunca é uma situação fácil. Para lidar com a dor, muitos tutores buscam eternizar as memórias em camisetas com fotos de momentos felizes com os pets, por exemplo. A engenheira Maísa Amorim teve outra ideia. Guardou uma mecha de pelo do vira-lata Kiko e pediu a uma artista que o transformasse em um enfeite. A encomenda tão aguardada, porém, nunca chegou. Perdeu-se nos Correios.
O cão faleceu em fevereiro. Ficou doente próximo de completar 16 anos e precisou ser internado. Temendo que Kiko não voltasse para casa, Maísa pensou em guardar uma lembrança física dele.
“Eu conversei com ele e falei que iria tirar uma mechinha do pelo para mandar fazer uma coisa bonita. E assim eu fiz”, lembra.
Kiko esteve ao lado da tutora em diversos momentos da vida de Maísa, como na gravidez do filho Henrique (Arquivo pessoal / reprodução)
E gostou do trabalho de uma artesã em São Paulo que conheceu pela internet, mas que tinha fila de espera de seis meses para aceitar novas encomendas. Maísa esperou. Além da mecha de pelo do Kiko, aproveitou para eternizar algumas lembranças do filho Henrique.
“Mandei fazer um cordão com o leite materno, a primeira mecha de cabelo cortada e o primeiro dentinho dele que caiu”, conta.
Mas a encomenda nunca chegou.
“A artesã que fez pra mim postou a encomenda no dia 24 de setembro, com prazo de entrega de cinco dias úteis. Porém, quando foi no dia 28 de setembro o pacote sumiu. E só voltou a ser atualizado no dia 9 de outubro, sendo dado como entregue e posteriormente como extraviado”, disse Maísa.
A situação gerou preocupação e revolta na tutora, que viu as primeiras lembranças do filho e as últimas do animal de estimação serem perdidas.
“Tentei entrar em contato mas os retornos foram insuficientes. Ninguém me ajudou a encontrar as minhas coisas, eles apenas sugeriram que eu poderia pedir reembolso. Mas são itens que têm valor sentimental, não tem como pedir reembolso disso”.
Maísa abriu uma reclamação no site do Procon e no Consumidor.gov como forma de correr atrás dos direitos.
“São objetos muito especiais e por isso ainda não desisti. Vou até onde eu conseguir para ter de volta os meus itens”.
Em nota enviada ao Hoje em Dia, os Correios confirmaram que a encomenda de Maísa foi perdida e que a engenheira deve "solicitar a eventual indenização".
"Infelizmente o objeto AK474918502BR não foi localizado no fluxo postal. Conforme as informações já prestadas à Sra. Maisa Carolina, por meio dos canais de relacionamento, de acordo com as normas postais, cabe ao remetente solicitar a eventual indenização, por ser o responsável legal pelo objeto.
Caso exista uma relação comercial entre o remetente e o destinatário, as regras de ressarcimento são de responsabilidade do vendedor ou do e-commerce em que foi realizada a compra on-line. Recomenda-se que a cliente contate o remetente. Os Correios lamentam os transtornos e permanecem à disposição".