Intervalo de viagens será alterado aos sábados em BH (Divulgação CBTU)
Uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) determina que os metroviários de Belo Horizonte cumpram escala mínima durante a greve que será iniciada na segunda-feira (21).
Segundo decisão, 100% dos trens devem circular das 5h30 às 10h e das 16h30 às 20h, o que, de acordo com a CBTU, “garante a operação integral no horário de pico, bem como assegura os serviços de manutenção e segurança para atendimento da população, este último sem qualquer interrupção”.
A categoria havia anunciado que os trens iriam circular apenas entre 10h e 17h, ficando fora de operação nos horários de pico.
A liminar também determina a aplicação de multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento da ordem judicial.
A paralisação
Durante assembleia realizada na tarde de quarta-feira (16), os metroviários decidiram aderir a greve até que o governo federal esteja disposto a apresentar uma alternativa aos empregados em caso de privatização. A informação foi confirmada pelo diretor do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), Pedro Vieira.