(Lucas Prates/Hoje em Dia)
Minas Gerais recebeu, na noite dessa segunda-feira (3), mais 726.560 doses de vacinas contra a Covid-19. Duas remessas, com 676.250 imunizantes da fabricante AstraZeneca e 50.310 doses da Pfizer foram enviadas ao Estado pelo Ministério da Saúde e serão destinadas à vacinação de idosos com 60 a 64 anos, grávidas, puérperas e pessoas com comorbidades.
Os imunizantes da Astrazeneca chegaram por meio terrestre à Rede de Frio, no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, e fazem parte do 16º lote, que também engloba o recebimento de outras 30.400 doses de CoronaVac, ocorrido no sábado (1º). Os imunizantes recebidos nessa segunda serão destinados à vacinação de 13,6% das grávidas e puérperas e 21,6% de idosos entre 60 e 64 anos.
Já as vacinas da Pfizer chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana, por volta das 18h50 de ontem. O lote dará início à imunização de indivíduos com comorbidades como diabetes, arritmia cardíaca, doença renal crônica, obesidade mórbida e síndrome de down. Os imunizantes, que exigem temperaturas especiais de conservação, serão armazenados na Rede de Frio da capital mineira, devido à necessidade de acondicionamento em temperaturas que podem chegar a -70 graus.
A logística de envio das doses às 853 cidades mineiras ainda será divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Até o momento, Minas já recebeu 7.578.640 doses de imunizantes contra a enfermidade. Acompanhe o quantitativo de cada remessa abaixo.
(*) Com informações da Agência Minas