Cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (1) no Palácio das Artes
(Maurício Vieira)
O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na tarde desta segunda-feira (1) em evento no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, ficando à frente do tribunal no biênio 2024-2026.
A cerimônia de posse contou com a presença do governador Romeu Zema (NOVO), o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), a ministra Cármen Lúcia, o senador Carlos Viana, o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo, e o procurador geral de justiça, Jarbas Soares Júnior.
Corrêa Júnior tem 58 anos, é natural do Rio de Janeiro e é o atual corregedor-geral do Tribunal de Justiça. Entrou para a magistratura em 1992 e se tornou desembargador 20 anos depois, em 2012. Será o 56º homem a assumir a presidência nos 150 anos de existência da Corte mineira, criada pelo Decreto Imperial de 6 de agosto de 1873.
Durante a cerimônia, Luiz Carlos de Azevedo reafirmou o compromisso do TJMG com o povo de Minas Gerais e com a “causa da justiça”.
“Nosso compromisso primeiro é com o povo das Minas Gerais. Aqui estamos para servir. (…). O TJMG é muito maior que nossos anseios pessoais. Estejamos juntos, unidos e irmanados por uma causa maior, a causa da justiça”, afirmou o presidente.
A gestão de Corrêa Júnior irá suceder a do desembargador José Arthur Filho, que, durante o pronunciamento de despedida do cargo, destacou que deixa o posto com o “sentimento de dever cumprido”.
“Fomos capazes de entregar um judiciário melhor aos mineiros e mineiras. O caminho foi pavimentado para que outros melhoramentos emerjam nos próximos anos. Deixo a presidência com o sentimento de dever cumprido”, disse o ex-presidente José Arthur Filho.
Junto de Luiz Carlos de Azevedo, também foram empossados o 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 2º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna; o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; e a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça.
Leia mais