Hospital João Paulo II

Mãe é presa em BH após ferir enfermeira com agulha supostamente contaminada por HIV

Mulher alega reação impulsiva, mas polícia ratifica flagrante por crime de contágio após ataque em hospital infantil

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
30/09/2025 às 08:41.
Atualizado em 30/09/2025 às 14:45
 (Google Street View/Reprodução)

(Google Street View/Reprodução)

Uma mãe de 25 anos foi presa em Belo Horizonte após ferir uma enfermeira de 52 com uma agulha supostamente contaminada por HIV no Hospital Infantil João Paulo II. O ataque ocorreu durante a coleta de sangue do bebê da mulher. A criança de apenas três meses e testou positivo para o vírus.

Segundo o boletim de ocorrência, a mãe teria retirado o material utilizado no procedimento e perfurado a mão da profissional. A mulher, que é soropositiva, negou a agressão, alegando que retirou o acesso venoso do filho por considerar o procedimento inadequado e que arremessou a agulha ao chão em uma reação impulsiva, e não contra a enfermeira.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que a suspeita teve a prisão em flagrante ratificada pelo crime "de praticar, com o fim de transmitir moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio (previsto no Código Penal, artigo 131)".

A enfermeira foi encaminhada ao Hospital João XXIII, onde recebeu medicamento preventivo contra o vírus, conforme o protocolo para estes casos.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) lamentou o ocorrido, repudiou a violência contra servidores e informou estar prestando toda a assistência à profissional.

A mãe e a enfermeira foram encaminhadas à delegacia para prestar depoimento. A criança permaneceu internada sob cuidados médicos.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por