(Rodrigo Clemente / PBH)
Mais de 10 mil copos d’água serão distribuídos para pessoas em situação de rua nos próximos dias nas ruas de Belo Horizonte, como forma de combate ao calor. Além da distribuição, serão disponibilizados informações sobre onde esse público pode conseguir acesso à água potável, banho, higienização, alimentação, além de cuidados com a saúde durante as altas temperaturas.
A distribuição se iniciou nesta terça-feira (26) e é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e Copasa, por meio de equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social, e Secretaria Municipal de Saúde. O grupo realiza busca ativa e abordagem nas ruas, nas nove regionais da cidade, todos os dias da semana em diferentes turnos.
A ação vem após a capital registrar aumento nas temperaturas, inclusive chegando aos 38ºC, o recorde da história da cidade.
As pessoas em situação de rua também podem procurar atendimento nos quatro Centros Pop da cidade, abrigos e casas de passagem. Neste locais, além do banho, os usuários têm acesso a sanitários, lavagem de roupas, lanche e água para beber. A população em situação de rua também tem acesso gratuito aos Restaurantes Populares da cidade todos os dias.
A Prefeitura de Belo Horizonte informa ainda que os Centros de Saúde e as UPAs estão preparadas para atender às demandas. As unidades estão com estoques abastecidos de medicamentos e insumos para casos de desidratação e exposição a altas temperaturas associadas ao tempo seco.