Aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido até 10h de segunda-feira (3)

Diversas cidades de Minas estão em alerta para queda de granizo (Divulgação / Inmet)
Pelo menos 362 cidades estão em alerta para tempestade de granizo neste domingo (2). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Conforme o alerta, as cidades mineiras podem enfrentar chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.
Os municípios afetados ficam no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul, Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Central Mineira, e Metropolitana de Belo Horizonte. Para ver a lista completa, clique aqui.
Diante dos riscos para ocorrência de rajadas de vento e descargas elétricas, o órgão pediu que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, o Inmet também recomendou que as pessoas desliguem os aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante a tempestade. Em caso de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.
Em situações de temporal, confira orientações:
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado.
Dentro desse conceito deve-se considerar:
Leia mais: