Polícia Militar pretende utilizar toda a tropa da corporação durante as eleições de Minas
A segurança das eleições municipais em Minas Gerais terá o policiamento de mais de 38 mil policiais militares, conforme informou o diretor de operações da PMMG, coronel Ralfe Veiga de Oliveira, na manhã desta sexta-feira (4), durante o lançamento da Operação Eleições 2024.
Conforme o militar, o interior de Minas Gerais deve receber um reforço de mais de 3 mil policiais durante o período de eleições. Militares do efetivo administrativo, que ainda estão fazendo curso de formação e que tiveram as férias alteradas irão reforçar a segurança.
coronel Ralfe Veiga de Oliveira (Valéria Marques/Hoje em Dia)
"A partir desta sexta, a polícia iniciou a distribuição do efetivo para cidades menores. São em torno de 3 mil policiais militares que estão indo de grandes cidades para o interior como forma de dar suporte aos mais de 10 mil locais de votação que existem em Minas. Toda a tropa da corporação estará nas ruas. A expectativa é que em todo o Estado mais de 38 mil agentes sejam designados", detalhou o coronel.
Além das ações rotineiras, a corporação vai atuar na distribuição e escolta das urnas, fiscalização de boca de urna no dia do pleito ou qualquer tipo de infração relacionada a crime eleitoral. Desde o início do período eleitoral, já foram registradas 22 infrações. A tendência, segundo a polícia, é que esse número aumente no domingo.
“Todos os integrantes, todos aqueles colaboradores da justiça eleitoral Sabem que a Polícia Militar está pronta para prestar esse apoio E havendo qualquer problema no local, na sessão de votação, o presidente da mesa já está orientado que basta acionar a Polícia Militar que a partir daí a gente adota as providências que forem necessárias conforme o caso”, disse Ralfe Veiga.
Desde essa quinta-feira (4) o Tribunal Regional EleitoraL de Minas iniciou a distribuição das urnas para todo o estado. Como forma de garantir a segurança, a Polícia Militar tem realizado a escolta dos equipamentos.
Urnas estão sendo distribuídas para o todo o estado (Valéria Marques / Hoje em Dia)