Insuportável

Mais de 50°C no busão: vídeo de passageiro medindo temperatura viraliza na internet

Jovem é usuário da linha metropolitana 1270

Camilla Kind *
@camillakind
16/11/2023 às 16:13.
Atualizado em 16/11/2023 às 16:48
 (Reprodução / @heltonjuniorbh)

(Reprodução / @heltonjuniorbh)

O servidor público Helton Júnior, de 24 anos, viralizou nas redes sociais ao publicar um vídeo medindo a temperatura dentro de um ônibus da linha metropolitana 1270 (Regina / Lindeia / BH). O termômetro levado pelo belo-horizontino marcou mais de 50°C no coletivo.

O jovem mora no bairro Lindeia, no Barreiro, divisa com Contagem, na Grande BH, e sempre utiliza a linha. Em uma conversa com amigos, um deles brincou que deveriam medir a temperatura dentro dos ônibus. Helton adorou a ideia e resolveu fazer o teste.

No vídeo, ele começa medindo a temperatura com um termômetro infravermelho na parte da frente, onde fica o motorista, e registra 44°C. Ao medir o chão do coletivo, o termômetro marca impressionantes 51°C.

Em seguida, ele conversa com uma passageira, que diz pegar a linha diariamente. A jovem relata que no horário de pico, com o ônibus lotado, é pior ainda. Segundo ela, "chega a escorrer suor e provocar dores de cabeça". 

Helton aproveita o vídeo para fazer uma crítica ao valor da passagem do “vermelhinho”, que em 8 de janeiro deste ano, aumentou de R$ 6,60 para R$ 7,20.

Helton conta que não imaginava que a temperatura seria tão elevada nem que o vídeo viralizaria de tal forma. Já são mais de 26,6 mil visualizações em dois dias. Mas acredita que esta seja uma oportunidade para deixar as autoridades em alerta. "É preciso ter mais respeito com o trabalhador, precisamos de mais fiscalização e qualidade no transporte. Previdências precisam ser tomadas”, diz o belo-horizontino.

Por nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) informou que não existe previsão legal de obrigação da utilização de ar-condicionado nos ônibus que operam nas linhas metropolitanas.

Atualmente, 272 veículos possuem sistema de ar-condicionado. "É importante destacar, que a medida em que a frota é renovada, novos veículos mais modernos e confortáveis entram em circulação".

* Estagiária sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por