(Flávio Tavares/Hoje em Dia)
O convite à solidariedade e a atenção redobrada com as crianças deram o tom da homilia do bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Luiz Gonzaga Fechiol, durante a celebração da tradicional missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, na Praça dos Trabalhadores, em Contagem, na Grande BH. Mais de 500 pessoas estiveram presentes.
De pé, fiéis aplaudiram a imagem da Padroeira do Brasil, no início da cerimônia. A celebração também foi momento de oração dedicada ao Dia das Crianças.
Dom Luiz lembrou que a devoção à Nossa Senhora Aparecida completará 300 anos em 2017. Conforme ensinou o religioso, a “palavra da salvação” mostra que Maria é a intercessora. “Aquela que foi a humilde serva do Senhor agora é Nossa Senhora”, disse.
Ele destacou o exemplo da Virgem Maria na renovação da esperança e da fé, segundo o bispo, tão importantes nesses dias difíceis.
A necessidade de se fazer economia de água, considerada “um presente de Deus”, foi lembrada durante a missa. Voluntárias também distribuíram para as mulheres presentes material da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.
Antes da cerimônia, no Palácio Cristo Rei, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o cardeal dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de BH, concedeu entrevista para falar sobre a importância da data.