Mais de 60 mil mineiros procuraram as ouvidorias públicas ligadas a órgãos estaduais em 2015. Levantamento realizado pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) constatou que as manifestações tratam de diversos assuntos como saúde, transporte público, abastecimento de água, questionamento da fatura de energia, problemas com instrumentos de medição, entre outros. “Essa grande demanda em 2015 é uma prova de que o cidadão mineiro está procurando cada vez mais ser ouvido em Minas. Somente assim, podemos fortalecer esse instrumento importante de transparência e controle social que são as ouvidorias”, afirma o ouvidor-geral do Estado, Fábio Caldeira.
Em 2015, foram registradas 23.577 manifestações nas ouvidorias – entre reclamações, sugestões, denúncias e elogios – o que representa um crescimento de 19,66% em relação a 2014. O DER, por exemplo, recebeu reclamação de rodovia interditada por conta das chuvas. Após o acionamento da ouvidoria, foi realizada intervenção na via. Outro exemplo foi uma conta de água acima de R$ 10 mil recebida por um morador de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao ver a notícia no jornal, a ouvidoria da Arsae entrou em contato com o cidadão. O mau funcionamento do hidrômetro foi constatado e uma nova fatura no valor de R$ 97 (média do consumo dos últimos 12 meses) foi emitida.