Mais quatro peças sacras da capela de São Bento são resgatadas por arqueólogos em Mariana

Hoje em Dia
09/12/2015 às 21:15.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:16

Mais quatro peças oriundas da antiga Capela de São Bento, situada em Bento Rodrigues, destruída pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, foram resgatadas nessa terça-feira (8) por uma equipe de arqueólogos que está atuando na área ainda coberta pela lama.

Os três fragmentos de altar e uma escultura de madeira sem cabeça, aparentando ser São Benedito, foram localizados na Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, a 120 km de Bento Rodrigues.

Segundo o coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, promotor de justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, o carreamento dos bens por mais de 120 km rio abaixo causa perplexidade e exigirá a ampliação da área de atuação dos arqueólogos.

No último dia 3, foram resgatados dois fragmentos da almofada da porta central da igreja, fragmento de escultura de um dos altares, com representação de um anjo barroco, e fragmento de um banco. As peças foram catalogadas e enviadas para a reserva técnica do Museu da Arquidiocese de Mariana, onde permanecerão provisoriamente.

Ainda esta semana uma equipe de restauradores contratada pela Samarco fará visita a todos os povoados para diagnosticar o estado de conservação dos templos e propor as medidas de restauro.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por