Manifestantes entram em confronto com a Guarda Municipal na Câmara de BH

Jean Piter e Tatiana Moraes - Hoje em Dia
29/06/2013 às 09:41.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:35

Os vereadores de Belo Horizonte aprovaram, em segundo turno, em reunião extraordinária, na manhã deste sábado (29), o projeto que prevê a redução de 2% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) no preço das passagens de ôniubs. A medida vai resultar no corte de R$ 0,05 no custo final da tarifa. 

A proposta, de iniciativa do prefeito Marcio Lacerda (PSB), foi enviada à Câmara após a onda de protestos pelo país.

Os parlamentares vetaram duas emenda propostas pela bancada do PT.  Uma pedia o repasse integral das isenções federais do PIS/COFIS ao valor da tarifa, o que poderia reduzir ainda mais o preço final aos passageiros. A outra exigia a publicação da planilha de custos dos consórcios das empresas de ônibus no site da prefeitura.

Tumulto

O clima ficou tenso no início da manhã deste sábado (29) na Câmara Muncipal de Belo Horizonte, no bairro Santa Efigênia, região Leste da capital. Isso porque, manifestantes entraram em confronto com a Guarda Municipal, que faz a segurança do local.

O desentendimento começou quando manifestantes foram impedidos de assistir a votação que ocorre na sessão extraordinária de hoje. Por segurança, apenas 300 pessoas (capacidade máxima) puderam entrar nas galeria do plenário para acompanhar os trabalhos. Insatisfeitos, os que ficaram do lado de fora da Câmara, tentaram invadir o prédio. Os guardas tiveram que conter vários manifestantes. Uma das portas de vidro da entrada acabou sendo quebrada.

Com a confusão, o batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado. Os militares retiraram os manifestantes mais exaltados das galerias para evitar quebradeiras. Eles também usaram spray de pimenta para disperar a multidão que tentava invadir o prédio.

Organização

O protesto deste sábado tinha como objetivo principal pressionar os vereadores a votar, em segundo turno, o projeto que prevê a redução do valor das passagens de ônibus em R$ 0,05. No Facebook, mais de 4.300 pessoas confirmaram presença.

Veja a galeria de imagens do protesto:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por