Para se destacar no mercado, é fundamental ter estratégia de venda e um bom plano de negócios. Até mesmo no ramo de alimentação, onde não basta conquistar a clientela pelo estômago. Para quem deseja ir além do sucesso na execução das receitas, a boa dica é ampliar a formação.
Pela necessidade de aplicar estratégias assertivas em ambientes gastronômicos, a Escola Marketing Mineiro (E-MKT) desenvolveu o curso presencial Marketing Gastronômico Essencial. A proposta é ensinar profissionais e futuros gastrólogos a aplicar conceitos e técnicas específicos no próprio negócio.
A instituição tem como filosofia o “do it now” (faça isso agora, na tradução do inglês). Ou seja, o curso é focado na concepção da estratégia durante a aula. “É o primeiro curso de marketing gastronômico presencial de Belo Horizonte. E focamos bastante nessa parte prática para que o aluno possa desenvolver aquilo que vamos passar na teoria”, afirma Diogo Isoni Ribas, especialista em marketing e um dos professores do curso.
Mas, afinal, o que é marketing gastronômico? Em linhas gerais, estratégias mercadológicas capazes de posicionar melhor empresas do ramo da alimentação.
O aluno vai aprender, por exemplo, fundamentos em marketing e sua aplicação no ramo, precificação e comercialização, definição de ofertas e promoções, comunicação integrada de marketing, estratégias de impacto para o seu restaurante, bem como a usar métricas de visitas ao site que ajudam a conduzir o negócio.
Amplo
O público-alvo engloba também empresários do ramo da alimentação e comunicadores que queiram trabalhar no assessoramento de empresas dessa área. “Quanto mais conhecimento, maiores as chances de vencer durante a crise, porque aumenta a capacidade de negociação com fornecedores, reduz-se os custos trabalhando vários canais de venda, além de conseguir melhor posicionamento de mercado”, afirma Ribas.
Consumidores
O relacionamento com o cliente é um capítulo à parte na formação, devido à importância do tema. Vale lembrar que o maior acesso à informação, facilitado por redes sociais e aplicativos, aumentou o nível de exigência da clientela. Nesse ambiente, às vezes basta uma reclamação para comprometer todo um trabalho.
“Antes, as empresas focavam mais no alimento que ofereciam. Se tinham a melhor pizza da região, bastava. Agora, além disso, é preciso entregar valor ao cliente”, destaca o especialista em marketing.
Diferencial
Para isso, é preciso criar a chamada proposta de valor, que é o diferencial de cada estabelecimento. Ela vai além de qualidade e bom atendimento, características básicas de um negócio de sucesso nesse ramo.
A proposta de valor vai depender do público. Em alguns casos, o ambiente climatizado pode ser esse plus. Em outros, o atendimento personalizado. O que vai permitir esse trabalho é o pleno conhecimento da área de atuação e do público-alvo.
Site: www.marketingmineiro.com.br
Telefones: (31) 2626-4243 | (31) 99451-2741
Instagram: www.instagram.com/e.marketingmineiro