(Carlos Rhienck)
Pacientes na fila de espera do SUS por cirurgias de hérnia terão a oportunidade de resolver o problema gratuitamente em uma ação da Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH), que vai realizar 200 procedimentos em Minas entre os dias 5 e 10 de agosto. A hérnia é um defeito nos músculos do abdome que permite que o intestino ou uma porção de gordura passe através dele. A única forma de curá-la é a cirurgia.
Serão 21 especialistas de diferentes regiões do Brasil trabalhando nas cirurgias, que serão realizadas em três cidades e quatro hospitais mineiros. Em Belo Horizonte, haverá atendimento no Hospital Universitário de Ciências Médicas e no Complexo Hospitalar São Francisco. Em Divinópolis, na região Central, as cirurgias serão no Hospital Santa Mônica; já em Ouro Preto, também na região Central, os médicos atuarão na Santa Casa da cidade.
Os casos operados serão os que esperam nas filas do SUS há mais tempo pela cirurgia e estão devidamente cadastrados nos hospitais participantes. A SBH afirmou que a seleção é feita pela Secretaria de Saúde de Minas.
“O nosso objetivo é contribuir para tentar reduzir a fila de espera pelo procedimento, tendo em vista que a hérnia é uma das patologias mais frequentes em todo o Brasil”, contou o presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia da Parede Abdominal, Christiano Claus. “É uma missão voluntária e humanitária, que fará em uma semana o mesmo volume de procedimentos realizados em um ano nestas regiões”, completou.
Este é o 7º Mutirão realizado pela Sociedade Brasileira de Hérnia da Parede Abdominal. A ação é anual. Entre os estados que já receberam mutirões estão a Paraíba e o Rio de Janeiro.